NAVEGAÇÃO.



  Oscilações : Pêndulo Simples. MHS.

  Ondas : Propriedades e Características

  Ondas Estacionárias

  Ondas Sonoras




Dúvidas e Sugestões!!!



Oscilações e Ondas



Em geral o movimento oscilatório está associado, ao movimento de um sistema físico que está em equilíbrio estável, mas é afastado desta posição por uma perturbação.

Numa primeira aproximação, desprezando-se a resistência do ar e para pequenos afastamentos da posição de equilíbrio, o sistema passa a ter um movimento contínuo e periódico. Em geral este movimento é denominado MHS : movimento harmõnico simples, visto que a energia do sistema se conserva, e a força atuante sobre o sistema é uma força restauradora.

Os principais exemplos de MHS são aqueles do Pêndulo Simples e do Sistema Massa-Mola, em que cada um deles tem o seu período característico.

Em geral uma onda é uma perturbação que se propaga em um determinado meio. A onda transporta energia e momentum através do espaço, mas não há transporte de matéria.

Para exemplificação tomemos uma corda horizontal tensionada, sobre a qual se produz um pulso ( ou perturbação ) transversal. Este pulso deforma a forma da corda com relação a sua posição de equilíbrio, e se propaga pela interação de cada segmento da corda com seu vizinho mais próximo.

A corda, o meio através do qual a perturbação se propaga, oscila na direção vertical, transversal à direção de propagação do pulso. Neste caso estamos falando da conhecida onda transversal

No caso de uma perturbação horizontal que se propague através de um meio, na mesma direção que este, como é o caso das ondas sonoras, composta de regiões de rarefação e compressão do ar, temos uma onda longitudinal.

Por outro lado, conhece-se as ondas eletromagnéticas, que são compostas por frentes de onda formadas por oscilações elétricas e magnéticas, perpendiculares entre si, transversais à direção de propagação da onda, que não precisam de um meio de propagação. As ondas eletromagnéticas propagam-se no vácuo. A luz é um exemplo de tal fenômeno físico, bem como as ondas de rádio e os raios-X, para citar outros exemplos.

As principais características de uma onda são a frequência, que é a mesma da fonte emissora da onda, o comprimento de onda e a velocidade de propagação. As ondas eletromagnéticas tem velocidade de 300.000 Km/s. Já as ondas sonoras viajam à velocidade de 340 m/s no ar, e na água 1482 m/s.




Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.


Envie sua mensagem!!!

©1998-2017 FisicaBR Web Site